Login

Monte 253 508 279
Queimadela 253 508 252
juntafreguesiamonte@gmail.com

Monte e Queimadela

Caracterização

União de freguesias Monte e Queimadela, pertence ao concelho de Fafe, tem cerca de 798 habitantes (censos 2011) e abrange uma área de 20.37 Km2. Origem desta freguesia surgiu em 2013 quando, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, foram agregadas as antigas freguesias de Monte e Queimadela.

Faz fronteira com Sobradelo da Goma (Póvoa de Lanhoso), Serafão, Agrela, Gontim Revelhe, Estorãos, Travassós, Pedraído, Felgueiras. É atravessado pelo Rio Vizela, sendo que a este se junta outro mais pequeno que nasce em Luílhas (Monte).

Origem e História

  • Constituição
  • Monte
  • Queimadela
Tanto Monte como Queimadela pertenciam ao concelho de Guimarães, passando para o concelho de Fafe em 6 de novembro de 1836. Sendo uma localidade montanhosa e as temperaturas mais frias um dos hábitos destes habitantes era o artesanato em lã, por exemplo meias de lã de ovelha, mantendo-se essa tradição até aos dias de hoje.

Uma marca do passado que também ainda é visível na freguesia são os moinhos que eram usados para moer os cereais, uma vez que, era uma freguesia que se sustentava da pequena agricultura.

A União de Freguesia é constituída dos seguintes lugares: Casal Estime, Luílhas e Igreja (Monte); Ameixedo, Argande, Cabanas, Calcões, Cheda, Covelas, Igreja, Pondres, Pontido, Queimadela, Repulo, Ribeiras, Santa Cruz e Vila Franca (Queimadela).
Situada numa elevação montanhosa, nas abas da Serra da Cabreira, esta Monte é marcada pela existência das aldeias e montanhas de Luílhas, Casal d'Estime e de Igreja.

A mais antiga noticia que surge desta freguesia data do século VII (615), num documento que dizia:"De sancto Michael de Monte pro dativa II quartarios, mortuaris et nihil aliud. He hermida de San Migel das Caldas."

As inquisições de 1220 citam: "De parochia Sancti Michaellis de Monte", e as de 1290 referem : "freguesia de San Miguell do Monte". Foi uma vigararia anexada à abadia de S.Bartolomeu de Vila Cova. Tinha no século XVIII uma ermida de que não se sabe o nome.

É uma freguesia montanhosa, até há bem pouco tempo isolada, cujos habitantes viviam em grande parte da pastorícia. Monte passou do concelho de Guimarães para o Concelho de Fafe em 6 de Novembro de 1836.
A freguesia de Queimadela possui uma barragem que alimenta com o seu fabrico de eletricidade o restante concelho de Fafe, e proporciona belos espaços de lazer, tal como locais para atividades desportistas como a canoagem entre outros desportos radicais, dispõem ainda de um parque de campismo aberto ao público, para melhor acolher os visitantes a este espaço magnífico.

Segundo Pinho Leal, citado por Coimbra (1997: 423), Queimadela “é povoação muito antiga, provavelmente anterior à fundação da nossa monarquia”. A atestar a ocupação pré-histórica deste território, são citadas as quatro mamoas do núcleo megalítico de Argande, de grande vivência medieval, testemunhada pelos núcleos rurais da Cheda, Argande e Santa Cruz."

Só alguns milénios depois, mercê da cristianização deste território, haveria de se “organizar a respectiva paróquia, com o seu orago São Pedro”.

Queimadela pertencia ao Julgado medieval de Travassós, doado em 1014 por Ramiro II ao Mosteiro de Guimarães. Nas inquirições de 1220 aparece sob a designação “De Sancto Petro de Queimadela” e em 1290 é conhecida por “freguesia de Sam Pedro de Queymadella”.

Em 1528, a vigairaria de Queimadela aparece anexada à reitoria de S.João de Castelões, no concelho de Guimarães, sendo Comenda da Ordem Militar de Cristo. Mais tarde, passou a reitoria independente, “apresentando a mitra bracarense o abade”.

Queimadela pertenceu ao concelho de Guimarães até 6 de Novembro de 1836, altura em que foi incorporada no concelho de Fafe.

Festividades

  • Festa da Senhora da Piedade (Santa Cruz) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais
  • Festa de S. Pedro (Queimadela) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais
  • Festa de S. Miguel (Monte) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais
  • Festa do Santíssimo Sacramento (Monte e Queimadela) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais
  • Festa de S. António (Casal D’Estime) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais
  • Festa de S. Frutuoso (Luílhas) +

    EM CONSTRUÇÃO Ler Mais